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Nº 2

Designação – Cargo Bikes

Descrição – O aumento do e-commerce e o foco geral na sustentabilidade tem vindo aumentar a utilização de bicicletas de carga, com enfoque no domínio da logística de last mile, uma vez que estes veículos, na sua versão elétrica, são
60% mais rápidos que as carrinhas nos centros das cidades e são mais económicas que os camiões de entrega.

Estas vantagens expandem-se para o foro do transporte pessoal, sendo gradualmente reconhecidas por utilizadores em transporte individual ou partilhado, como é o caso das famílias com transporte de crianças.

Para além da evidente redução de tráfego, redução de emissões e maior rapidez e capilaridade da rede de distribuição, as bicicletas de carga também têm um custo de manutenção muito baixo (0,05€/km para 0,28€/km para um carro pequeno) acompanhado por um custo de aquisição de pelo menos 5 vezes inferior. Estas variáveis
tornam o mercado das bicicletas de carga bastante atrativo.

Como os modelos de cargobikes existentes atualmente, no mercado Europeu, não consideram todas as necessidades/características dos utilizadores e representam limitações à popularização/massificação deste meio
de transporte, pela rigidez da oferta standardizada e constrangimentos na garantia de segurança, surge aqui a oportunidade para estudar e desenvolver novos modelos que possam responder com agilidade às exigências do mercado.

Neste contexto, o presente WP tem como objetivo desenvolver e criar capacidade técnica no setor nacional para o fabrico pioneiro de novos modelos de cargo bikes elétricas (seja pela funcionalidades, seja pela capacidade de transporte de carga), permitindo que Portugal se posicione competitivamente no fornecimento deste tipo de veículos ao mercado global, recorrendo a componentes de origem nacional para o efeito, de modo a garantir a qualidade e flexibilidade das soluções.

Nesse sentido, o WP prevê a realização de um conjunto de projetos de investigação e desenvolvimento e de investimento produtivo, que suportarão a oferta de novas cargo bikes, detentoras de importantes características técnico-funcionais, orientadas para a utilização no contexto de last mile, das quais se destaca:

– Veículos com diferentes capacidades de carga, podendo suportar cargas até 425 kg ou 2 m3.

– Modelos com velocidade máxima de 25 km/h e autonomia de 65 km.

– Veículos amigos do ambiente, com zero emissões de CO2 e zero ruído.

– Utilização de materiais sustentáveis, reciclados, leves, mecanicamente robustos, interativos, que implicam baixa manutenção e modularidade aos módulos de carga.

– Incorporação de sistemas de comunicação e controlo que permitirão uma fácil interação do utilizador com o veículo e uma correta parametrização da viatura. 

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