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Nº 5

Designação – Quadros: Componentes estruturais para veículos de Duas Rodas 

Descrição – A evolução recente do mercado da mobilidade suave, e em particular o crescimento do segmento de mercado das e-Bike e o reconhecimento da cada vez maior relevância do segmento das cargo bikes com o advento da “assistência” elétrica, desafia o setor a ir além das características das componentes das bicicletas tradicionais e torna relevante uma nova abordagem ajustada que permita disponibilizar veículos adequados às tendências, garantindo em particular neste segmento uma elevada qualidade e resistência, com peso reduzido (isto para aumentar o desempenho técnico dos produtos, nomeadamente na sua autonomia e capacidade de carga).

Sendo o quadro a peça estrutural e principal da bicicleta, é crucial a aposta do setor nacional no desenvolvimento e fabrico deste tipo de componentes no sentido de acompanhar a evolução das tendências mundiais de mobilidade, sendo uma clara oportunidade para reduzir a dependência de fornecimento do mercado asiático e,
bem assim, colmatar as lacunas particulares do estado da arte a este nível.

Neste contexto, o presente WP tem como objetivo a criação de capacidade de desenvolvimento e produção de soluções avançadas para quadros de veículos de duas rodas, nomeadamente em termos de configurações, materiais e sistemas de produção, as quais permitirão dar resposta às necessidades produtivas nacionais e europeias de quadros para ebikes, cargobikes e long tail, até agora dependentes de fornecimento pelo mercado asiático.

Com efeito, o WP prevê investimentos em projetos que suportarão a alavancagem do setor industrial nacional na produção de quadros de elevada qualidade, destacando-se: (i) quadros de elevada complexidade de peça única ou duas peças, com especificações de valor acrescentado em termos de resistência mecânica, ductilidade e tenacidade; (ii) quadros de dupla suspensão com incorporação de tubos hydroform, obtidos a partir de novas ligas de alumínio que permitem o aumento da resistência e a redução do peso dos quadros; (iii) quadros de alumínio com um nível de resistência 30% superior face às soluções atuais, através da incorporação de uma liga de alumínio inovadora. 

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