Detalhe WP

Nº 8

Designação – Digitalização e gestão integrada e sustentável da cadeia de valor do setor das Duas Rodas

Descrição – Um dos aspetos chave da evolução deste sector e do respetivo mercado de consumo prende-se com a desmaterialização dos processos logísticos e a própria logística inversa. Com efeito, os consumidores procuram e compram on-line cada vez mais, pelo que a integração de sistemas entre produtores, comercializadores e distribuidores tem de ser uma aposta obrigatória.

Assim, a colaboração e integração ao longo de toda a cadeia de abastecimento é uma evolução necessária para o crescimento do sector, algo que é o pilar deste WP. Com efeito, as soluções atualmente existentes para apoio às operações de gestão e logística das empresas nacionais ficam aquém das necessidades particulares do setor das duas rodas, pelo que a aposta no desenvolvimento de soluções digitalizadas de integração da cadeia de abastecimento e a criação de uma infraestrutura física de gestão inteligente do processo logístico, caracterizada por vir a representar o que de melhor se faz a nível global nesta área é estratégico para o sucesso de todos os WP desta Agenda.

Nesse sentido, estão previstas atividades de investigação, desenvolvimento e criação de abordagens específicas para o setor, que se consubstanciarão na proposta concreta de soluções a operacionalizar nas diferentes empresas do consórcio, de onde se destaca:

– Novo serviço de logística baseado numa plataforma digital de interação colaborativa com informação sobre o fluxo logístico nacional e internacional do setor, o qual será operacionalizado numa plataforma logística física eficiente e sustentável e com reporte de informação em tempo real.

– Inovadora plataforma de desmaterialização inteligente de documentos e do workflow de produção das empresas do setor das duas rodas, que irá revolucionar os fluxos de informação relevante e agilizar os processos de documentação digital e sustentabilidade do setor numa ótica paperless.

– Novo sistema Smart RFID de rápida instalação, totalmente integrado com o ERP/MES, gestão de armazém e software de gestão do ciclo de vida do produto, numa lógica de otimização em tempo real.

– Inovadora plataforma cloud que permite a reposição de informação de sustentabilidade relativa a cada produto com etiqueta RFID, e a sua atualização pelos integradores do produto ao longo da sua cadeia de valor.

– Inovador referencial de sustentabilidade do setor, assente na avaliação integrada do desempenho ambiental do setor, incluindo as suas externalidades, num único e dinâmico indicador.

– Sistema colaborativo de gestão de uma bolsa de capacidade produtiva e tecnológica, que permita às empresas, simultaneamente, o cumprimento das responsabilidades com os seus clientes e a criação de redes de competências para responder a propostas com maior valor acrescentado.

Mais informação