Detalhe WP
Nº 9
Designação – Centro de Tecnologia e Inovação
Descrição – O setor português das Duas Rodas tem vindo a desenvolver-se e estabelecer-se competitivamente no mercado global. Nos últimos anos, tem vindo a reconhecer obstáculos à sua atividade, no que concerne principalmente à dependência de mercados externos, em termos de fornecimento de componentes e conceção/definição de características de veículos, devido às limitações das estruturas de conhecimento e produção disponíveis ao tecido industrial nacional.
Adicionalmente, o setor tem vindo a observar, mais recentemente e de um modo geral, a emergência da transição da mass production para a mass customization. Esta mudança de paradigma tem impulsionado diferentes tipos de tecnologia e processos, que implicam uma reorganização industrial. Este cenário de mudança cria um sem número de desafios às Empresas portuguesas em termos de identificação, seleção e otimização dos diferentes
processos industriais e respetivas tecnologias passiveis de serem utilizados nos novos produtos do Setor das duas rodas e mobilidade suave.
Neste contexto, o setor reconhece a necessidade premente de criar uma infraestrutura de desenvolvimento de tecnologia para o setor das Duas Rodas, com o objetivo de dar dimensão às atividades de desenvolvimento e
transferência tecnológica e experimentação industrial, potenciando a integração e ligação das Universidades com o sector, de modo a que seja possível o desenvolvimento de novos produtos, processos e modelos de exploração industrial de uma forma mais sistemática e sistémica, potenciando a criação de uma cultura de inovação e integração/simbiose industrial.
Assim, de modo a colmatar as lacunas do estado da arte do setor das duas rodas português e alavancar o conhecimento subjacente aos avanços necessários, o presente WP tem como principal objetivo a dinamização de um Centro de Tecnologia e Inovação para o setor das Duas Rodas e respetivas iniciativas especializadas para a alavancagem do know how nacional, por via da criação de um conjunto de centros operacionais, nomeadamente:
– Centro de projeto de Industrialização partilhado;
– Centro de ensaio e definição de processos produtivos para novos produtos;
– Centro aplicado de Design Industrial;
– Centro de validação da aptidão tecnológica de equipamentos produtivos.
Assim, o presente WP irá contribuir de forma transversal para o caráter inovador da oferta integrada do Setor das Duas Rodas, e em particular dos resultados previstos no âmbito da AM2R, através de estruturas de suporte ao desenvolvimento de novos produtos, processos e modelos de exploração industrial a custos compatíveis com a dimensão média do tecido empresarial que constitui o setor industrial das duas rodas e mobilidade suave em Portugal.
Com efeito, este WP representa uma oportunidade única para o Setor Industrial das Duas Rodas e mobilidade suave, podendo criar as bases para alavancar de forma estrutural o ecossistema existente e potenciar o crescimento da indústria na respetiva cadeia de valor.
Share this content: