Descrição da Agenda

Nome da Agenda | AM2R – Agenda Mobilizadora para a Inovação Empresarial do Setor das Duas Rodas

Líder do Consórcio | POLISPORT PLÁSTICOS

A Agenda Mobilizadora para a Inovação Empresarial do Setor das Duas Rodas visa operacionalizar a intervenção em áreas prioritárias na cadeia de valor que permitirão transformar o perfil produtivo nacional e desenvolver um novo alinhamento de especialização no setor que permita alavancar o seu posicionamento competitivo no mercado internacional, com enfoque na independência face ao mercado asiático, através do desenvolvimento e endogeneização de conhecimento avançado em torno de novos produtos, processos e serviços, aumentando e diferenciando a produtividade nacional e potenciando a difusão de conhecimento tecnológico assente na sustentabilidade e digitalização.

Assim, é objetivo principal da Agenda consolidar e expandir a ligação entre o tecido empresarial e o sistema científico tecnológico com o intuito de aumentar a competitividade e resiliência do setor com base em investigação e desenvolvimento tecnológico, inovação e diversificação da estrutura produtiva de produtos e serviços.

Data de Início | 01-10-2021
Data de Conclusão | 31-12-2025
Investimento Agenda | 213 739 775, 68€

OBJETIVOS, ATIVIDADES E RESULTADOS ESPERADOS/ATINGIDOS

A Agenda pretende introduzir inovações de produto/processo na indústria das duas rodas, prevendo obter as novas soluções através do investimento em I&D e imediatamente promover a sua valorização económica por via da industrialização. Assim, ao passo que os projetos de I&D visam fomentar a transferência de conhecimento entre ENESII e empresas, criando ambientes criativos e reunindo massa crítica adequada ao desenvolvimento de soluções disruptivas, os projetos de investimento produtivo vêm capacitar os tomadores de tecnologia para a sua produção/implementação.

Os projetos de I&D da Agenda partem, assim, de um TRL elevado, compreendendo atividades de investigação industrial e, desenvolvimento experimental, vocacionadas para elevar a maturidade tecnológica das várias soluções. Os novos produtos, processos e serviços a alcançar apresentam um elevado perfil transacionável, contribuindo para aumentar significativamente as exportações do setor e para reduzir as importações, em particular do mercado asiático.

A Agenda está, também, suportada num plano de valorização e promoção de resultados que engloba, além da introdução no mercado de 55 PPS – Produtos, Processos e Serviços, 116 publicações técnico-científicas e 193 ações de disseminação tecnológica/promoção técnico-científica. Já os PPS reúnem perspetivas de valorização económica elevadas, em virtude do forte potencial de exportação e do assinalável grau de escalabilidade, tanto no Setor das Duas Rodas como das outras indústrias.

Ainda de salientar o potencial de internacionalização, que proporcionará a obtenção de um retorno e um efeito multiplicador do investimento realizado, prevendo uma taxa de exportações média das empresas do consórcio de 73% em 2027 (sem considerar o efeito de exportações indiretas).

Os consorciados esperam alcançar em 2027 um volume de negócios de Euro 336 milhões em função, exclusivamente, dos produtos da agenda, o que evidencia um importante efeito multiplicador face ao montante a investir (Euro 257 milhões). Em 2027 as soluções da Agenda estarão ainda em fase de ramp-up, esperando-se um crescimento significativo deste volume de negócios nos anos subsequentes.