Detalhe WP
Nº 10
Designação – Programas de formação e promoção do Setor e de divulgação da Agenda das Duas Rodas
Descrição – No âmbito do presente WP pretendem-se dinamizar iniciativas estruturadas de capacitação de recursos humanos, bem como ações de disseminação de conhecimento associado à execução e resultados da AM2R, bem como iniciativas para a divulgação dos produtos e setor das duas rodas nacional, particularmente a nível europeu e global.
De um modo geral, as empresas do setor têm reconhecido a necessidade de mobilização para reverter o problema de falta de mão de obra qualificada no setor, de modo a colmatar os constrangimentos de resposta ao aumento das solicitações de mercado e suportar o crescimento industrial previsto. Nesse sentido, serão realizados programas de formação que refletem a resposta às necessidades do setor ao nível do desenvolvimento de competências para a implementação de novos processos e qualificação ajustada à sofisticação das suas operações. Assim, encontra-se prevista a realização de um conjunto de cursos de formação profissional (formação de ativos e formação avançada) que, de forma articulada no contexto do consórcio da Agenda, pretendem dinamizar ações específicas que possam ter um efeito multiplicador ao nível dos recursos humanos do setor.
A nível de qualificação e promoção do setor nacional das duas Rodas, prevê desenvolver-se uma marca comercial, que reúna a principal oferta nacional de uma forma integrada, configurando uma marca sectorial com reconhecimento global sobre a capacidade industrial e tecnológica portuguesa de produtos e serviços associados ao setor, com capacidade para representar o sector português junto dos mercados internacionais através de uma imagem unificada, que demonstre as principais capacidades e competências que as entidades nacionais possuem para acrescentar valor às cadeias de fornecimento existentes e em desenvolvimento.
Neste âmbito, pretende-se estabelecer as condições para internacionalização do setor através desta marca comum, em linha com as tendências recentes de marketing digital por via de uma abordagem de inbound marketing, assente na produção e divulgação de conteúdos que permitam criar uma reputação tecnológica de Portugal enquanto fornecedor de soluções tecnológicas para as duas rodas e mobilidade suave.
Adicionalmente, será feito um investimento em ações de marketing direto que apoiem a redução da distância psicológica dos principais players do setor das duas rodas do mercado português, de modo a permitir uma maior notoriedade das empresas portuguesas como fornecedores para o setor das duas rodas e da mobilidade suave.
Relativamente à estratégia de promoção e divulgação de resultados da Agenda, encontra-se prevista a comunicação estruturada e estratégica da AM2R e dos respetivos eixos e projetos, no sentido de alargar a visibilidade e notoriedade dos resultados alcançados.
Por fim, refira- se que o WP inclui ainda as atividades de gestão global da agenda, no sentido de assegurar uma adequada gestão e implementação dos diferentes projetos previstos no âmbito da AM2R.
Share this content: